O
biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis como
óleos vegetais e gorduras animais. Estimulados por um catalisador, eles reagem quimicamente com álcool. Existem
diferentes espécies de oleaginosas no Brasil que podem ser usadas para produzir
o biodiesel. Entre elas estão a mamona, dendê, canola, girassol, amendoim, soja
e algodão. Matérias-primas de origem animal, como o sebo bovino e gordura
suína, também podem ser utilizadas na fabricação do biodiesel.
Esse
biocombustível substitui total ou parcialmente o diesel de petróleo, em motores
de caminhões, tratores, camionetas, automóveis e também motores de máquinas que
geram energia.
Acompanhando
o movimento mundial, o Brasil dirigiu sua atenção no final da década de 1990
aos projetos destinados à pesquisa do biodiesel. No entanto, foi a partir do
lançamento do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), em
dezembro de 2004, pelo Governo Federal, que o biodiesel avançou
significativamente, tornando-se um valioso instrumento de geração de riqueza e
inclusão social.
Dentro
desse contexto podemos adotar medidas de caráter sócio-ambiental reaproveitando
o óleo de cozinha desprezado após a utilização. Podemos – e devemos- despertar
a comunidade para a importância da
relação do homem com a natureza e promover a busca de estratégias para uma
melhor qualidade de vida, dentro de um meio sustentável e aprazível.
TAREFAS
Conscientizar
os alunos e a comunidade sobre a importância de adotar ações sustentáveis de
fácil realização dentro do cotidiano de cada um. Discutir as relações que o
homem tem com a natureza e formar agentes multiplicadores dessa
conscientização.
PROCESSO
Os alunos devem formar grupos de
cinco e apresentar sobre os seguintes temas:
1.0 Funções
Orgânicas “ Álcool” e “ Ester”
2.0 Processos
de Esterificação e Transesterificação.
3.0 Biodiesel
e sua importância sócio-ambiental.
4.0 Catalisadores
utilizados na produção do biodiesel.
AVALIAÇÂO
O processo de avaliação constará de
duas etapas:
1.0 Nota de
0-5 pelo trabalho escrito – levando em conta clareza das informações, boa
organização das idéias e estética.
2.0 Nota de
0-5 pelo trabalho oral – levando em conta clareza de idéias, respeito ao prazo
estipulado para cada apresentação ( 30 minutos com tolerância de ± 5 minutos),
participação nos seminários dos colegas e domínio do conteúdo.
CONCLUSÃO
Ao final das atividades esperamos
fazer com que os alunos entendam mais sobre funções orgânicas, reações
orgânicas, biodiesel e seus impactos sócio-ambientais, além de torná-los
agentes multiplicadores de ações que preservem o meio ambiente.
0 comentários:
->Favor usar de educação na hora de deixar suas opniões.
->Comentários com palavrões serão ignorados e excluídos.
->Aceitamos críticas, mas saibam como fazê-la.
-> Por favor leiam antes de comentar, não aceitaremos comentários sem sentido ;D
Obrigado !